Ensino Religioso para a Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.29327/2148040.2.2-6Palavras-chave:
Palavras-chave: Ensino Religioso; Currículo; Metodologias; DiscipuladoResumo
Problema e Tema: Dentro de um contexto de secularização e pós-modernismo, as instituições educacionais adventistas têm procurado se reinventar para fazer que seus princípios cristãos sejam relevantes aos alunos, além de proporcionar uma positiva mudança de vida ao lado de Deus. Como as Classes de Ensino Religioso (CER) podem ser instrumentos para solucionar tais assuntos? Objetivos: (1) Avaliar as propostas curriculares das CER do Ensino Superior, seus pontos negativos e positivos; (2) Estudar se as CER se fundamentam nos princípios bíblicos, nas crenças adventistas, e nas abordagens do discipulado cristão; (3) Apresentar sugestões para o avanço e atualizações curriculares e metodológicas. Métodos: Foram usados os métodos bibliográficos e documentais. Além disso, o método qualitativo foi usado através da participação de alunos, professores, e coordenadores dos cursos universitários. Resultados: Primeiramente, foi possível alcançar um consenso entre a proposta acadêmica com a filosofia da educação adventista. Neste consenso, através da exposição e pesquisa com alunos, professores e coordenadores, foi possível realizar o desenho curricular na área de Ensino Religioso para a Faculdade Adventista da Bahia. Neste aspecto, outro resultado obtido foi a criação ou remodelação das CER com as crenças adventistas (Nisto Cremos) e uma perspectiva mais prática do discipulado cristão através de atividades de extensão. Conclusão: Através de estudos e aplicações curriculares das CER, foi possível verificar um maior engajamento dos alunos nos assuntos espirituais dentro e fora da sala de aula. Além disso, a proposta atualizada para essas classes possibilitou um desenvolvimento da espiritualidade e discipulado entre alunos e professores.
Downloads
Referências
ABOLARIN, I. O. The influence of university personnel upon students’ spirituality at selected Adventist universities in West Africa. Tese (Doutorado) - Universidade Andrews, 2013.
ESTEP, J. R.; ANTHONY, M.; ALLISON, G. A theology for Christian education. Nashville, TN:
B&H Publishing Group, 2008.
ESTEP, J. R.; KIM, J. H. Christian formation: integrating theology and human development.
Nashville, TN: B&H Publishing Group, 2010.
GROSS, R.; GROSS, J. S. Filosofia da educação cristã: uma abordagem adventista: Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012.
HARTLEY, H. V. III. How college affects students’ religious faith and practice. The college of student affairs journal, v. 23, nº 2, p. 111-129, 2004.
KNIGHT, G. R. Philosophy & education: an introduction in Christian perspective. 4. ed. Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 2006.
KNIGHT, G. R. Educating for eternity: a Seventh-day Adventist philosophy of education. Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 2016.
SAINT-PHARD, R. E.; GUSTAVO, G. International undergraduate students coping with challenges at a private faith-based university. In: KRISHNA, B (Ed.). International Student Mobility and Opportunities for Growth in the Global Marketplace. Hershey, PA: IGI Global, 2018. p. 160-173.
SCARPATO, M.; CARLINI, A. Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer: São Paulo: Avercamp, 2004.
STANDISH, C.; STANDISH, R. R. Uma visão adventista da educação. Engenheiro Coelho, SP: Gráfica Nogueirense, 2007.
SUÁREZ, A. S. Redenção, liberdade e serviço: Ellen G. White e o processo de construção humana. Engenheiro Coelho, SP: Unaspress, 2012.
THAYER, O. J. Strategies for transformational learning: how to teach for discipleship. Berrien Springs, MI: Stone Bridge Teaching Ministries, 2018.
UNGLAUB, E. A prática da pedagogia adventista em sala de aula: tornando a teoria uma realidade eficaz no ambiente escolar: Engenheiro Coelho: Paradigma, 2005.
VEIGA, I. P. A. Técnicas de ensino: por que não? S.l.: Papirus Editora, 2013.
WHITE, E. G. Educação. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2002.
WIGGINS, G. P; MCTIGHE, J. The understanding by design guide to creating high-quality units. Alexandria, VA: ASCD, 2011.
YOUNT, W. Created to learn: a Christian teacher’s introduction to educational psychology. Nashville, TN: B&H Academic, 2010.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Teologia em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do presente trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.