AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO ADVENTISTA E SUA PRESENCIALIDADE NA BNCC, NA FILOSOFIA ADVENTISTA DE ENSINO E NOS ENSINAMENTOS DE JESUS

Autores

  • Elessandra Mara Lira Faculdade Adventista do Paraná - FAP
  • Cátia Marcon FAP - Faculdade Adventista do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29327/2148040.3.2-4

Palavras-chave:

Metodologias ativas; Educação Adventista; Jesus Precursor.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar a presencialidade das metodologias ativas em documentos tais como a BNCC, a filosofia da Educação Adventista e nos escritos bíblicos relacionados aos ensinamentos de Jesus. Utilizando uma pesquisa bibliográfica foram abordados assuntos referentes ao que são metodologias ativas e o porquê usá-las; o que a BNCC diz sobre as metodologias ativas; quais os princípios, conceitos educacionais, objetivos e alvos da filosofia da Educação Adventista; quais as metodologias do ensino de Jesus; e como as metodologias ativas podem auxiliar no cumprimento dos objetivos propostos pela Educação Adventista. Com essa pesquisa foi possível concluir que as metodologias ativas são ferramentas de auxílio no preparo do aluno de forma integral e que Jesus, em diversos momentos, se utilizou de métodos ativos no seu processo de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Marcon, FAP - Faculdade Adventista do Paraná

Mestre em Gestão do Conhecimento: Educação e Conhecimento pela Universidade Cesumar. Graduada em Letras -Português/Inglês pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2004), MBA em Coaching pela Universidade Leonardo DaVinci(2016) e Pós graduanda em Identidade Adventista pela Faculdade Adventista do Paraná. Professora no Ensino Superior e Pós graduação no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, da Faculdade Adventista do Paraná; e no Ensino Médio do Colégio Adventista do Paraná. Atua como coordenadora da Área Feminina da Associação Ministerial do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia da Faculdade Adventista do Paraná. (Texto informado pelo autor)

Referências

ANDRADE, S. Saiba por que você precisa trabalhar as metodologias ativas segundo a BNCC com seus alunos. Imagine Educação, 2020. Disponível em: Metodologias ativas segundo a BNCC e sua relação na prática docente (imaginie.com.br). Acesso em 26 de maio de 2023.

ASSUMPÇÃO, C. In: SARMENTO, M. et al. O futuro alcançou a escola? Aluno digital, a BNCC e o uso de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Editora do Brasil, 2019.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico prática. São Paulo: Editora Penso, 2018.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1997.

GROSS. R. Lições do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2022.

MARJORIE, D. In: CERVERA, M. (Org.). Metodologias Ativas Aplicadas à Educação Inovadora.

Porto Alegre: Penso 2021.

MARTINS, R.; SOUSA, S.; GOMES, A. Tecnologias Digitais como Ferramenta para

Metodologias Ativas. Rio de Janeiro: Editora Senac, 2020.

MORAN, J. Metodologias Ativas de Bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa,

simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil S.A., 2019.

SILVA, A. Da BNCC a Prática Docente: uma proposta de ensino baseado em metodologias ativas. Editora Realize, 2019. Disponível em: PROPOSTA_EV127_MD4_ID10994_31082019232149.pdf. Acesso em 14 de maio de 2023.

WHITE, E. G. Educação: um modelo de ensino integral. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2016.

AS METODOLOGIAS ATIVAS E SUA PRESENCIALIDADE NA BNCC, NA FILOSOFIA ADVENTISTA DE ENSINO E NOS ENSINAMENTOS DE JESUS

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

Lira, E. M., & Marcon, C. (2024). AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO ADVENTISTA E SUA PRESENCIALIDADE NA BNCC, NA FILOSOFIA ADVENTISTA DE ENSINO E NOS ENSINAMENTOS DE JESUS. Teologia Em Revista, 3(02), 49–56. https://doi.org/10.29327/2148040.3.2-4