Aspectos jurídicos da preservação da identidade institucional da Rede Adventista de Educação na questão do uso do nome social
Palavras-chave:
educação, perspectiva bíblica, gênero, transgenderismo, nome socialResumo
O presente trabalho objetiva analisar a possibilidade de preservar a visão bíblica presente no núcleo institucional da Rede Adventista de Educação na questão da determinação do uso do nome social por parte da Resolução CPE/MEC 1/2018. Para tanto, perpassaram-se os principais aspectos da perspectiva bíblica sobre a binariedade sexual e seus reflexos no fenômeno do transgenderismo, com a menção à posição da Igreja Adventista do Sétimo Dia; em seguida, abordaram-se os elementos a serem considerados na análise jurídica da mencionada Resolução, verificando-se sua relevância na possibilidade de sustentação da identidade institucional adventista. Por fim, listaram-se os riscos institucionais envolvidos e um possível procedimento apto a preservar a identidade institucional adventista sem incorrer em ilegalidade.
Downloads
Referências
ALEXY, R. Teoria dos Direitos Fundamentais. São Paulo: Malheiros, 2008.
ASSOCIAÇÃO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA. Declarações da Igreja. Tatuí, SP: Casa
Publicadora Brasileira, 2016.
ASSOCIAÇÃO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA. Declaração sobre Transgêneros. 2017 Disponível em <https://noticias.adv entistas.org/pt/noticia/comportamento/igreja- adventista-vota-declaracao-sobre-trange neros/>. Acesso em 5 jun. 2023.
ASSOCIAÇÃO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA. Nisto Cremos: as 28 doutrinas fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2017.
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 15 ed. São Paulo: Malheiros, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução no 1, de 19 de janeiro de 2018. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=down load&alias=81001- rcp001-18-pdf&category_slug=janeiro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 5 jun. 2023.
DIVISÃO SUL-AMERICANA DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. Regulamentos Eclesiástico-Administrativos. Brasília, DF: Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, 2023.
FINNIS, J. Lei Natural e Direitos Naturais. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2006. MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. 30 ed. São Paulo: Malheiros, 2005.
PIN, F. C. U. In: FRANCO, H. M. (Org.). Manual de Direito sobre Instituições de Educação. 2 ed. Brasília, DF: Kiron, 2013.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do presente trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.