Aspectos jurídicos da preservação da identidade institucional da Rede Adventista de Educação na questão do uso do nome social

Autores

  • Elmer A. Guzman Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia
  • Aloisio Cansian Segundo Faculdade Adventista do Paraná

Palavras-chave:

educação, perspectiva bíblica, gênero, transgenderismo, nome social

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a possibilidade de preservar a visão bíblica presente no núcleo institucional da Rede Adventista de Educação na questão da determinação do uso do nome social por parte da Resolução CPE/MEC 1/2018. Para tanto, perpassaram-se os principais aspectos da perspectiva bíblica sobre a binariedade sexual e seus reflexos no fenômeno do transgenderismo, com a menção à posição da Igreja Adventista do Sétimo Dia; em seguida, abordaram-se os elementos a serem considerados na análise jurídica da mencionada Resolução, verificando-se sua relevância na possibilidade de sustentação da identidade institucional adventista. Por fim, listaram-se os riscos institucionais envolvidos e um possível procedimento apto a preservar a identidade institucional adventista sem incorrer em ilegalidade.

DOI: 10.29327/2148040.3.1-5

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEXY, R. Teoria dos Direitos Fundamentais. São Paulo: Malheiros, 2008.

ASSOCIAÇÃO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA. Declarações da Igreja. Tatuí, SP: Casa

Publicadora Brasileira, 2016.

ASSOCIAÇÃO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA. Declaração sobre Transgêneros. 2017 Disponível em <https://noticias.adv entistas.org/pt/noticia/comportamento/igreja- adventista-vota-declaracao-sobre-trange neros/>. Acesso em 5 jun. 2023.

ASSOCIAÇÃO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA. Nisto Cremos: as 28 doutrinas fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2017.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 15 ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução no 1, de 19 de janeiro de 2018. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=down load&alias=81001- rcp001-18-pdf&category_slug=janeiro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 5 jun. 2023.

DIVISÃO SUL-AMERICANA DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. Regulamentos Eclesiástico-Administrativos. Brasília, DF: Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, 2023.

FINNIS, J. Lei Natural e Direitos Naturais. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2006. MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. 30 ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

PIN, F. C. U. In: FRANCO, H. M. (Org.). Manual de Direito sobre Instituições de Educação. 2 ed. Brasília, DF: Kiron, 2013.

capa do artigo em questão

Downloads

Publicado

2024-02-22

Como Citar

A. Guzman, E., & Cansian Segundo, A. (2024). Aspectos jurídicos da preservação da identidade institucional da Rede Adventista de Educação na questão do uso do nome social. Teologia Em Revista, 3(01), 47–60. Recuperado de https://revistas.faculdadeadventista.edu.br/teologia/article/view/30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)